A água que sobra dos decantadores é filtrada e levada para as lagoas de estabilização para ser oxigenada. A oxigenação é realizada principalmente por minúsculos vegetais , as algas. Além de oxigênio, as algas geram também nutrientes que podem enriquecer o solo.
Encerradas essas etapas , a água já está muito mais limpa , pronta para ser lançadas nos rios. Como ela é rica em nutrientes , pode ser útil na irrigação agrícola.
DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA POLUIDA
*COLERA: É uma doença grave causada por uma bactéria chamada vibrião colérico. Ela se instala no intestino e provoca intensas diarréias. Com a grande perda de água , a morte por desidratação pode ocorrer em poucas horas. Por isso o doente deve ser levado logo a um hospital , para receber soro e antibióticos.
*FEBRE TIFÓIDE: Causada por uma bactéria presente nas fezes e na urina dos doentes , também pode ser transmitidas pelas moscas , que carregam a bactéria em suas patas. Provoca diarréia , febre intermitente , dores de cabeça , abatimento , tosse , catarro e ressecamento na língua. Também pode ocorrer sangramentos intestinais.
*AMEBÍASE: O agente responsável é a ameba , um protozoário. Causa diarréias em conseqüência de feridas que provoca nos intestinos. Pode levar a complicações como feridas nos pulmões e no cérebro.
*HEPATITE: A Hepatite pode ter varias causas. Uma delas é um ataque de um vírus semelhante ao da Aids , também transmitidos por agulhas contaminadas e relações sexuais. Atinge principalmente o fígado , provocando anemia. A pessoa anêmica fica pálida , fraca e com o fundo dos olhos amarelados. Também surgem as dores de barriga e de cabeça , a falta de apetite e enjôo.
FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)