Com certeza você já chutou ou arremessou uma bola. Jogando tênis, futebol, sinuca, boliche, etc. Todos esses jogos envolvem o movimento de objetos a partir da ação da mão, do pé ou de um equipamento apropriado, como o taco de sinuca. O contato põe a bola em movimento, muda sua trajetória, aumenta ou diminui sua velocidade. Dois fatores contribuem para o efeito produzido: a força aplicada e o tempo de sua aplicação.
No momento do saque, um jogador de vôlei exerce uma força sobre a bola e a coloca em movimento. A bola interage com a mão do jogador durante um tempo extremamente curto, da ordem de centésimos de segundo, mas como a intensidade da força é bastante grande, o impulso produzido é suficiente para que a bola parta com grande velocidade.
Fisicamente, o impulso é definido como o produto entre a força aplicada num objeto e o intervalo de tempo de sua atuação.
Quando uma pessoa precisa empurrar um carro para faze-lo "pegar", porque está com a bateria descarregada, precisa exercer uma força constante durante certo tempo até que o carro atinja uma velocidade suficiente. Se duas pessoas empurrarem o mesmo carro, a velocidade necessária para "pegar" será alcançada na metade do tempo. Se forem três pessoas, o tempo se reduz a um terço.
Quando desejamos fazer com que um carro atinja uma certa velocidade, precisamos aplicar-lhe uma força durante algum tempo. Se aumentarmos a força, podemos abreviar o tempo e, vice-versa, diminuindo o valor da força é preciso aplicá-la durante um tempo maior.
O que realmente importa, para se fazer um corpo atingir uma certa velocidade, é o produto da força pelo tempo; ou seja, o impulso.
FONTE: EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 - 2003)