Classificação dos blocos econômicos
Os tipos de blocos econômicos variam conforme o seu nível de integração e relação comercial.
União Europeia e MERCOSUL são os dois mais bem-sucedidos blocos econômicos
Dessa maneira, foram surgindo os blocos econômicos, com distintos níveis de integração, a saber:
Zona de Livre Comércio: em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países-membros. Exemplo: APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
União Aduaneira: além de ser uma Zona de Livre Comércio, resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC). Exemplo: Comunidade Andina de Nações.
Mercado Comum: engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países-membros. Exemplo: MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.
União Política, Econômica e Monetária: estágio mais avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração acima, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.
Ao todo, existem pouco mais de trinta blocos econômicos regionais, envolvendo países de todas as partes do globo terrestre, com distintos níveis de integração.
Classificação dos blocos econômicos - Os tipos de blocos econômicos variam conforme o seu nível de integração e relação comercial - Blocos Econômicos e Organizações Internacionais
13:34
Blocos Econômicos e Organizações Internacionais, CAFTA, Classificação dos blocos econômicos, Geografia, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares