História em quadrinhos - Redação



História em quadrinhos

Tal modalidade insere-se entre os textos com os quais comumente convivemos. Compõem o quadro dos chamados narrativos por apresentarem características semelhantes à narração, como personagens, espaço, tempo, sobretudo pelo enredo se caracterizar por uma sequência de ações.

Apenas diferem-se pelo fato de que, ao invés do narrador, o diálogo é retratado de forma direta, representado em forma de balões, uma composição gráfica, em consonância com uma linguagem não verbal, na qual as imagens representam um papel de destaque, de modo a promover a interação entre os interlocutores por meio de uma relação de causa e efeito.

Quanto às finalidades, talvez a principal seja visar ao entretenimento, embora em algumas ocasiões veicula uma informação como forma de alertar a população para problemas polêmicos, como é o caso de campanhas comunitárias relacionadas à área da saúde, fatores ligados ao trânsito, consumo de água e energia, dentre outros.

Como anteriormente mencionado, é de fundamental importância que haja uma efetiva interação entre o leitor e o discurso, associando-o a elementos icônicos (imagens) e ao texto (elementos linguísticos), por se tratar de uma comunicação mais imediata.

Procurando  inteirar-nos mais sobre o assunto ora explanado, verificaremos a seguir alguns de seus elementos primordiais:

# Localização dos balões – indica a ordem em que sucedem as falas (de cima para baixo, da direita para a esquerda).

# Contorno dos balões – A forma como são criados representam a postura assumida pelos personagens, como por exemplo:

Em linha contínua (fala pronunciada em tom normal)

Linhas interrompidas (fala sussurrada)

ziguezagueada (representam um grito, um personagem falando alto, ou o som de um rádio ou televisão).

# Sinais de pontuação – reforçam sentimentos, conferindo maior expressividade à voz dos personagens.

# Emprego das onomatopeias – conferem movimento à história, imitando sons do ambiente, entre as quais podemos citar:

crash - para uma batida; zzzz – para o sono; rrrr - para o rosnado de um cão, buuum – para uma explosão, ente outras.