Inventor escocês (1736-1819).
Criador da máquina a vapor.
Nasceu em Greenock, Escócia e começou a estudar Mecânica aos 19 anos em Londres. Planejava especializar-se na construção de instrumentos matemáticos, mas não concluiu sua formação. Em menos de um ano voltou à Escócia, com problemas de saúde.
Em 1757, começa a trabalhar na Universidade de Glasgow, onde fabrica e conserta mecanismos de precisão utilizados nos laboratórios. Dois anos depois, já pesquisa o vapor como força motriz.
Em 1763, recebe para reparos a máquina com motor a vapor, de Thomas Newcomen, a mais avançada da época, e dedica-se a estudar as suas deficiências. Em 1765, entre outras modificações, acopla o condensador à máquina de Newcomen, dando origem ao primeiro motor a vapor de utilização universal.
James Watt consegue a primeira patente do invento em 1769 e passa a aperfeiçoar o protótipo nos anos seguintes. Associado ao Industrial Matthew Boulton começa a construir suas primeiras máquinas no início de 1770. Em 1784, desenha a locomotiva a vapor. É quem usa pela primeira vez o termo cavalo-de-força (horse Power). A unidade métrica de potência, watt, recebe seu nome. Aposenta-se em 1800.