O QUE É GEOGRAFIA? - FORMAÇÃO GERAL - FORMAÇÃO ESPECÍFICA: Licenciado em Geografia: O Professor - Área de Atuação - Bacharel em Geografia – O Geógrafo - Área de Atuação - ESTRUTURA DO CURSO E AS DISCIPLINAS - Disciplinas do Tronco Comum - Disciplinas de Licenciatura - Disciplinas do Bacharelado



O QUE É GEOGRAFIA?

Geografia é, por excelência, a ciência que estuda o binômio sociedade – natureza.
Neste sentido, a Geografia é a realidade objetiva, o saber vivido e aprendido pela própria vivência. m saber que expõe o indivíduo em contato direto com o mundo exterior, com o seu tempo, ultrapassando, inclusive, esta "aparência" da realidade concreta, chegando a estudar a ideologia que se esconde na realidade.
A Geografia vai estudar a relação sociedade-natureza através daquilo que é a expressão material visível desta relação: o espaço.
O Espaço é, ao mesmo tempo, produto do trabalho (manifestação da relação sociedade – natureza) e condição material dele.

FORMAÇÃO GERAL

O licenciado em geografia ou Professor de geografia e o Bacharel em geografia ou Geógrafo são duas categorias profissionais com perfis, práticas e objetivos distintos, com regulamentações e clientelas próprias, específicas, não devendo ser confundidos.
O curso de geografia do Campus de Porto Nacional possui quatro linhas de pesquisa:

  • Estudo de Solos e Planejamento Ambiental
  • Gestão Regional e Regionalização: espaço agrário e urbano
  • Ensino de Geografia
  • Geografia e Turismo

O propósito do curso de Geografia do CPN é preparar o profissional, licenciado ou bacharel, capazes de realizar a análise, a interpretação e a resolução de problemas do espaço geográfico (natural ou modificado pela ação antrópica) e comprometido com as transformações sociais.


FORMAÇÃO ESPECÍFICA:
Licenciado em Geografia: O Professor

A licenciatura em geografia tem como objetivo formar professores de geografia para atuar no ensino fundamental e médio, além de oferecer condições básicas para que o mesmo continue seu aperfeiçoamento em cursos de Pós-Graduação para atuar na carreira do magistério superior de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para isso, apresenta elementos do conhecimento específico e pedagógico que permite ao longo da formação do professor, conhecer a realidade da educação local, estadual e nacional. E dentro do processo de aprendizagem e dos conteúdos do ensino de geografia, experimentar e avaliar métodos e técnicas que contribuam para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com os problemas sociais.

Área de Atuação

  • Escolas Públicas ou Privadas de Ensino Fundamental e Médio
  • Consultoria e Planejamento Escolar
  • Centros de Ensino
  • Institutos de Pesquisa em Educação
  • Educação Ambiental
  • Turismo Escolar

Bacharel em Geografia – O Geógrafo

O bacharelado em Geografia tem por objetivo formar profissionais em geografia, de acordo com a Lei nº 6664/79, que institucionaliza e regulamenta a profissão de geógrafo. O geógrafo tem como função estudar, analisar e interpretar, através do domínio das técnicas geográficas, a relação sociedade-natureza, e é, neste sentido, o profissional responsável pela busca das soluções dos problemas do espaço geográfico.
Ao tratar da organização espacial e das relações estabelecidas entre o homem e a natureza, os geógrafos tornam-se agentes modeladores do espaço, cabendo-lhes analisar na multiplicidade de variáveis geográficas que compõem cada área e que constituem a dimensão da realidade humana e ambiental local, regional, nacional e mundial.

Área de Atuação

Setor Público
  • Secretarias do _parent Ambiente, de Planejamento (SEPLAN-TO) de Obras Públicas, de Agricultura, de Minas e Energia e outras;
  • Empresas Públicas ligadas à preservação e/ou recuperação de recursos naturais;
  • Institutos de Desenvolvimento Urbano e Regional;
  • Instituto de Desenvolvimento Econômico;
  • Instituto Brasileiro do _parent Ambiente – IBAMA;
  • Instituto de Terras (INCRA-BR e INTERTINS-TO);
  • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE;
  • Institutos Florestais Estaduais;
  • Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (RURALTINS);
  • Centros Universitários de Pesquisa;
  • Centros de Sensoriamento Remoto de Órgãos afins com as atividades geográficas;
  • Outros.
Setor Privado
  • Empresas de aerolevantamento;
  • Empresas de planejamento rural (criação de agrovilas, assentamentos rurais, movimentos migratórios, colonização agrária, etc.);
  • Empresas de assessoria e consultoria ambiental (elaboração de EIAs e RIMAs e PRADs);
  • Empresas de serviços topográficos;
  • Empresas de Turismo (criação e gerenciamento de pólos turísticos e gerenciamento costeiro);
  • Perícias a avaliações como autônomo;
  • Outros
Fonte: PEDROSO, N.G. (org.) Geógrafos: legislação, formação e mercado de trabalhoSão Paulo: CONFEA / AGB, 19963.

ESTRUTURA DO CURSO E AS DISCIPLINAS

O curso de geografia está estruturado de forma a oferecer disciplinas comuns às duas formações – Licenciado e Bacharel – organizados num tronco comum. O tronco comum é constituído por disciplinas do conhecimento geral da Ciência Geográfica, dividindo depois em dois grupos de disciplinas específicos de acordo com as duas habilitações.

Disciplinas do Tronco Comum

  • História do Pensamento Geográfico
  • Geografia Geral
  • Metodologia Científica
  • Português e Redação
  • Introdução ao Pensamento Filosófico
  • Cartografia Temática I e II
  • Geologia Geral
  • Climatologia I e II
  • Geografia Econômica
  • Noções de Estatística para Geografia
  • Prática Desportiva
  • Antropologia Cultural
  • Geomorfologia I e II
  • Geografia Agrária I e II
  • Geografia da População
  • Hidrologia
  • Geografia Regional e Espaço Mundial
  • Biogeografia I e II
  • Técnica de Pesquisa em Geografia
  • Geografia Política
  • Trabalho de Campo (I, II e III)
  • Geografia Urbana
  • Geografia do Brasil – Espaço Brasileiro
  • Geografia do Tocantins
  • Etnologia e Etnografia do Brasil
  • Gerenciamento de Bacia Hidrográficas

Disciplinas de Licenciatura

  • Didática I e II
  • Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia I, II e III
  • Psicologia da Educação I e II
  • Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
  • Sociologia da Educação
  • Técnicas de Pesquisa em Educação

Disciplinas do Bacharelado

  • Pedologia
  • Planejamento Urbano
  • Geografia da Paisagem
  • Interpretação de Fotografias Aéreas e Imagens de Satélite I e II
  • Planejamento Ambiental
  • Topografia
  • Trabalho de Graduação I e II
  • Estágio Supervisionado I e II
  • Geografia do Turismo