A escalada é um esporte que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo. Pode ser praticada tanto individualmente como em grupo e tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração.
Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo). Na escalada a pessoa deve encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou na parede de uma academia.
A escalada de bloco consiste em subir uma rocha ou um muro de treino, onde se privilegia mais a força física de explosão.
A escalada tradicional caracteriza-se pelos pontos de segurança fixados nas paredes a subir.
Na escalada artificial, o escalador recorre a aparelhos tais como estribo, grampos, móveis, para auxiliar na sua progressão.
Um dos principais aspectos que atrai na escalada, é o fato de poder ser praticada em qualquer cidade, já que pode ser praticada em qualquer lugar que possua uma parede de alpinismo
O surgimento da escalada se deu nos anos 70, com a idéia de um ucraniano. Durante um rigoroso inverno, esse pendurava pedras em sua parede para realizar seus treinos. A idéia logo se propagou entre os escaladores locais, aparecendo então a escalada esportiva.
O primeiro campeonato mundial ocorreu na Itália no ano de 1985. O obstáculo foi uma parede natural. Já em 1987, o campeonato utilizou-se de uma parede artificial.
Os equipamentos básicos utilizados na prática do esporte são: cordas, sapatilha para escalada, capacete. As cordas têm a função de proporcionar segurança ao praticante. As sapatilhas propiciam equilíbrio.
No Brasil, a escalada começou a ser praticada no final da década de 80.