A musculação ou treinamento com pesos é uma modalidade que está na moda, baseada no fisiculturismo. Sendo que a diferença entre a musculação e o fisiculturismo é o fato desse ser um esporte e aquele um exercício.
As variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis apresentadas na musculação, proporcionam a sua prática por pessoas de várias idades e com diferentes objetivos.
A musculação diminui o percentual de gordura, deixando o corpo bonito e harmonioso, treina o coração para esforços mais intensos, aumenta a força, melhora os aspectos cognitivos, aumenta a resistência do sistema imunológico, melhora a postura, a flexibilidade e auto-estima.
Os resultados obtidos com a musculação não dependem somente da maneira, tipo, ordem, freqüência e intensidade dos exercícios, outros fatores como flexibilidade, tipo de alimentação, hereditariedade e condicionamento cardio respiratório prévio são importantes.
São necessários alguns cuidados durante a musculação, como: acompanhamento médico, fazer os exercícios de forma correta para não ocorrer rompimento dos ossos, músculos ou ligamentos, dores na coluna e desvio de postura, é importante alongar antes e depois de malhar. Em adolescentes a musculação pode prejudicar o crescimento.
Pesquisas indicam que o treinamento com pesos auxilia a emagrecer. Eles aumentam o gasto calórico diário e estimulam o metabolismo.
A musculação previne a osteoporose, por estimular a produção de massa óssea. Evita doenças cardíacas, obesidade, hipertensão arterial e diabete.